Oi meus amores! Os posts de sobre Retirada de vesícula estão recebendo MUITOS comentários : Cirurgia de retirada de vesícula, Alimentação pós cirurgia e Dieta para quem tem pedra na vesícula. Eu fico super feliz de ver vocês trocando dúvidas e ajudando uns aos outros, dentro do que eu posso eu tento sempre ajudar! Já fazem 4 anos que eu fiz a minha cirurgia, eu tinha 19 anos e hoje tem 23, muita coisa mudou! Então eu decidi fazer um post com as principais perguntas que eu tenho recebido, quem sabe ajuda vocês, caso eu demore para responder!

duvida de cirurgia de retirada da vesicual

– Quais alimentos posso consumir antes da cirurgia de vesícula? Estou passando fome com medo de comer e sentir dor.
Depois que descobri o que estava causando as minhas dores, eu cortei TUDO que tinha gordura, tudo mesmo. Manteiga, leite integral, gordura vegetal, qualquer derivada que tinha isso, depois descobri que banana e abacaxi me causavam dores também. Minha alimentação consistia basicamente em:
café da manhã: Leite desnatado com café, pão integral com creme de ricota e uma fruta, ou suco, ou iogurte desnatado.
almoço/ jantar: filé de frango frito sem óleo ou azeite/arroz feito sem azeite (minha mãe adaptou muitas receitas para mim)/salada de folhas e legumes/ macarrão com molho de tomate, tudo feito sem óleo, panqueca de ricota (sem óleo), e muitas outras coisas, minha mãe foi adaptando e tirando a gordura das refeições principais, eu levava quase sempre marmita para não ter problema, quando não podia levar, comia salada e frango/peixe.
lanches entre refeições:
Doces: Geléia, sorvete de iogurte sem gordura, doce de banana feito em casa – aliás, comi muito doce feito pela minha mãe a partir de frutas. Mas, minha mãe se superou muito, um dia ela fez um rocambole com pão de ló, e pasmem, ela raspou com uma faca toda parte debaixo porque untou a fôrma com margarina.

Eu não teria conseguido ficar bem sem todo o apoio e carinho da minha mãe! Eu não passei fome, mas emagreci 6kg na época – tava precisando fazer uma dieta dessa de novo, sem motivo de doença, claro!

– O que você fazia nas crises de dor?
Eu tomava buscopan composto, se não resolvesse (o que na maioria das vezes não resolvia), eu ia para o hospital tomar buscopan na veia. Em um mês de espera pela cirurgia, eu ia pelo menos 1x por semana no hospital para tomar remédio na veia =/ não tem o que fazer gente, mesmo que você tome cuidado, vai doer, você só pode tornar a dor mais suportável. Sentia muito enjoo também, então normalmente eu tomava um combo com outros remédios.

– É normal sentir dor no abdomên depois da cirurgia? Que outras dores você sentiu?
Depois da cirurgia por uma semana eu senti desconforto, além de você ter retirado um órgão, sua alimentação vai aos poucos voltar ao normal e seu corpo estranha. Meu abdomên ficou duro também, inchado, eu tomei muito chá de erva doce e hortelã nessa época, para evitar ficar me entupindo de buscopan e luftal, deu certo! Mas, a dor mais intensa de todas foi no ombro, na cirurgia é utilizado um gás para inflar a barriga, segundo o médico que me operou, esse gás sobe para os ombros, ás vezes, e até ser absorvido pelo corpo, dói. O primeiro mês, em geral, você vai estranhar seu corpo. Mas, se sentir muita dor, não hesite em procurar seu médico!

– Pode fazer exercícios antes da cirurgia?
Eu fiz até uma semana antes, se você não sentir dor e desconforto, não acho que tenha problema. Mas, lembre-se de perguntar sempre ao seu médico, sobre o seu caso em específico.

– Quanto tempo você ficou de repouso depois da cirurgia?
4 dias, mas foi burrice ok? Fui trabalhar porque meus chefes estavam pressionando e passei mal no trabalho. Eu diria que uma semana é um bom tempo para você se recuperar, exercicío físico depende de cada médico, o meu me indicou de 10-15 dias para voltar. Afinal, cada organismo é diferente.

– Cicatrizes da cirurgia de vesícula, como são?
Hoje, eu nem vejo as minhas cicatrizes! Foram 3, uma de +/- 1,5cm e outras 2 que são bolinhas como pontinho feito com caneta sabe? Elas são esbranquiçadas e como eu sou BEM branquela, não dá para ver. Minha cirurgia foi videoparalacospia e eu não levei pontos, foi utilizado cola de cirurgia estética para fechar os buraquinhos.

– O que pode tornar a cirurgia perigosa?
Só seu médico pode dizer as condições de operação, o normal é que ele peça exames completos! Eu fiz de tudo, acho que o mais importante, foi cardio para saber se meu coração estava em bom estado.

– Quais os efeitos da anestesia?
Eu acordei branca, minha mãe começou a chorar como se não houvesse amanhã, é normal você ficar sem cor e demorar para voltar a ver sua cor normal no primeiro dia. Eu tremia e sentia muito frio, me disseram que isso era a anestesia, também te deixa bem mole. Pelo menos, esses foram os efeitos em mim!

– Onde e com quem você fez sua cirurgia de vesícula?
Eu fiz no Hospital São Camilo, unidade Santana, com o Dr Jairo de Oliveira Patrício.
Contato do Médico: 2594-7247
Na época, eu tinha o plano de saúde da Sulámerica, foi super sorte! Estar trabalhando em um lugar que me deu um bom plano de saúde, pelo SUS é mais complicado. Algumas pessoas me disseram que no sus só fazem abrindo a barriga inteira =/ e deixando pontos.

– Qual o valor da cirurgia de vesícula?
Eu não sei porque fiz pelo plano, mas lembro vagamente quando estava assinando os papéis que era algo em torno de 8 mil reais, isso há 4 anos atrás.

– Quais foram os efeitos da cirurgia na primeira semana?
Olha, eu diria que esses efeitos me perseguiram no primeiro ano! Meu organismo demorou para entender o que estava acontecendo, eu tive intolerância á MUITOS alimentos, era horrível, tinha dor de barriga o tempo inteiro e fortes dores de estomâgo. Era instântaneo, comer e correr para o banheiro. Abacaxi era comer e rolar no chão de dor! As dores passaram com uma semana, que eu citei acima, logo voltei a não me sentir cansada, porque voltei a me alimentar normalmente.

– O que a cirurgia mudou, hoje, depois de 4 anos? 
Hoje, eu ainda não consigo comer até estufar e passar mal sabe? Simplesmente, não cabe! Mas, as intolerâncias sumiram. Não tenho mais isso de comer e correr para o banheiro, graças á Deus! Mas, infelizmente, eu engordei tudo e muito mais, não por culpa da cirurgia, falta de vergonha na cara mesmo! Até hoje brigo para beber 2l de água, mesmo sabendo que esse foi o motivo maior de ter ficado doente. Espero que vocês se deêm melhor nesse quesito do que eu!

Dicas:

– Fique calmo! Se você seguir todos os cuidados médicos e não deixar virar pancreatite, tudo vai dar certo! Tenha medo de Não operar, não da cirurgia, ela vai salvar sua vida!
– O que engorda não é a cirurgia, é a sua falta de vergonha na cara 🙂 ! Conheço muita gente que operou e não engordou, e que tem um metabolismo parecido com o meu, é só você segurar a boca.
– Apesar da internet ser ótima para trocar dicas, sempre procure um médico, aqui dividimos experiências, mas ninguém é profissional. Cada caso é diferente, afinal, seu corpo não é igual ao de ninguém.

Algumas dicas em vídeo para você que está passando pelo processo de descoberta de pedras na vesícula, qualquer dúvida é melhor mandar mensagens lá pelo Youtube que eu acabo vendo mais rápido! – E se gostar do conteúdo, inscreva-se no canal: