O mundo da literatura é verdadeiramente global, e uma das melhores maneiras de explorar diferentes culturas e perspectivas é através da leitura de romances estrangeiros traduzidos para o português – claro, que já é costume do brasileiro consumir cultura estrangeira, mas ás vezes, nos focamos muito em traduções vindas do inglês, sendo que outros idiomas e escritores tem muito a nos oferecer.
Neste post, apresentaremos uma seleção de romances cativantes de autores de várias partes do mundo, oferecendo aos leitores uma viagem literária internacional.

1. “Cem Anos de Solidão” de Gabriel García Márquez (Colômbia)

Esta obra-prima do autor colombiano Gabriel García Márquez é um marco da literatura latino-americana. Uma saga mágica que narra a história da família Buendía em Macondo, “Cem Anos de Solidão” é uma leitura essencial para os amantes da literatura.

2. “A Elegância do Ouriço” de Muriel Barbery (França)

Muriel Barbery, uma escritora francesa, presenteia os leitores com uma história encantadora ambientada em um edifício parisiense. O livro explora a amizade improvável entre uma zeladora de meia-idade e uma menina prodígio, revelando reflexões profundas sobre a vida e a arte.

3. “A Sombra do Vento” de Carlos Ruiz Zafón (Espanha)

Carlos Ruiz Zafón, um autor espanhol, criou uma narrativa misteriosa e envolvente que se desenrola nas ruas de Barcelona. “A Sombra do Vento” é um romance gótico que combina mistério, amor e literatura de uma maneira única.

4. “Norwegian Wood” de Haruki Murakami (Japão)

Haruki Murakami é conhecido por sua escrita surreal e contemplativa. “Norwegian Wood” é um romance melancólico que explora o amor e a perda na Tóquio dos anos 1960.

5. “O Nome do Vento” de Patrick Rothfuss (Estados Unidos)

Embora o autor seja dos Estados Unidos, “O Nome do Vento” é um exemplo impressionante de literatura de fantasia e se tornou popular em todo o mundo. Esta é uma história de amadurecimento e magia que cativou leitores de todas as nacionalidades.

6. “Mil Soles Esplêndidos” de Khaled Hosseini (Afeganistão)

Khaled Hosseini, nascido no Afeganistão, escreveu esta poderosa história sobre amizade e sobrevivência em um país dilacerado pela guerra. “Mil Soles Esplêndidos” é uma leitura emocionalmente impactante.

7. “A Garota com a Pulseira” de Scholastique Mukasonga (Ruanda/França)

Este romance da autora ruandesa-francesa Scholastique Mukasonga é um mergulho profundo na vida de uma jovem que enfrenta um julgamento por assassinato. A obra oferece uma visão comovente da justiça e da vida em Ruanda.

Esses romances estrangeiros, traduzidos para o português permitem que os leitores explorem culturas e perspectivas diferentes, enquanto mergulham em histórias emocionantes e universais. Não importa de onde vêm, boas histórias têm o poder de nos conectar e nos fazer refletir sobre nossa humanidade compartilhada.

Portanto, escolha um desses livros e embarque em uma jornada literária internacional emocionante!

Imagem de Freepik