Olá, queridos. Tudo bem? Hoje, comemoramos o dia mundial do Orgulho LGBTQIA+ – sigla que vem sendo modificada para se tornar cada vez mais inclusiva em nome de uma luta tão importante! Para explicar um pouco da importância desse dia, trouxe alguns dados relevantes abaixo.
Nascido em 1964, o movimento busca a igualdade social, respeito e o aumento da representatividade em vários setores da sociedade. Para mudarmos o futuro é importante compreendermos o passado , por isso, abaixo as principais conquistas da comunidade LGBTQIA+ no Brasil:
Após 1830, Relações homoafetivas deixam de ser consideradas crime no Brasil;
Em 1985 a homosexualidade deixou de ser considerada uma doença;
A cirurgia de redesignação sexual para pessoas trans foi regulamentada em 1997;
2 de junho de 1997, em São Paulo, aconteceu a primeira parada do Orgulho LGBT do Brasil.
Desde 2008 o SUS oferece a cirurgia de redesignação sexual;
Em 2011, uniões estáveis homoafetivas foram permitidas;
Em 2013, foi a vez da aprovação legal do casamento civil entre pessoas do mesmo sexo;
Em 2018, o STF reconheceu o direito ao nome social. Todo cidadão tem direito de escolher como quer ser chamado, sem precisar de decisão judicial.
Em 2019 homofobia e transfobia passam a ser criminalizadas pelo STF.
Este ano o STF derrubou a restrição à doação de sangue por homens gays e bissexuais.
Esses dados foram retirados de Aos Fatos – e incrível a forma como eles desenharam dados tão importantes!
Além de ser importante falar de todos esses dados, sabemos como representatividade é importante, como é importante ver um filme, ver uma série, ler um livro, uma propaganda, produtos dentre outras coisas para que todos nós possamos nos sentir incluídos de forma justa na sociedade, o que na maioria das vezes, infelizmente, não acontece.
Lá no instagram, sempre indicos e-books que estão de graça ou fazem parte do Kindle Unlimited, que é uma plataforma da Amazon que funciona como uma biblioteca onde por um valor você pode alugar quantos livros quiser.