Quando mudei de emprego, decidi que o ideal para fechar um ciclo que significou tanto para mim era com uma viagem, decidi tirar a coragem da bolsa e, finalmente, fazer a minha primeira viagem sozinha de carro – e, já adianto, foi a melhor decisão que eu podia tomar.
Comecei procurando por destinos próximos a São Paulo para uma viagem de final de semana, fui em um sábado de manhã e voltei na segunda feira a tarde, Cunha fica a quase 230km de São Paulo, as estradas são ótimas e é um trajeto bem tranquilo! Digo que foi engraçado e que Cunha me escolheu, porque várias coisas aconteceram e diferentes pessoas me indicaram lá.
Hospedagem
Eu escolhi a Pousada Vale dos Sonhos, que fica mais distante do centro da cidade porque eu realmente queria um refúgio tranquilo. Fiz a reserva pelo Booking.com (clicando no link, você ganha R$50 na sua primeira reserva!)
Fiquei em uma suíte king, o quarto era super espaçoso, tinha uma rede na varanda onde fiquei lendo meus livros com a maior tranquilidade. A Hospedagem foi um acerto muito grande, os donos da pousada eram extremamente gentis e sempre estavam me dando dicas sobre o que fazer e onde comer. Super recomendo!
Endereço: Estrada Vicinal Bebiano dos Reais (Rodovia Cunha-Campos Novos) km 4.5, Cunha/SP
Suíte King com Varanda
Diária: R$230,00
Passeios
Em um dos dias, escolhi fazer o passeio com uma guia local, como estava sozinha fiquei com receio de dirigir em alguns locais sem conhecer e achei melhor contratar alguém. A Edna foi super fofa, fez um roteiro personalizado para mim e me levou a lugares que estavam fora dos roteiros de viagem que eu vi, como o Olival que é um espaço que acaba de abrir e o Canto das Cachoeiras.
Contato: Edna – (12) 9 9609 – 9573
O Lavandário
O Lavandário eu fiz sem uma guia, fiz no mesmo dia que cheguei. Minha intenção foi ir até lá para ver o pôr do sol e já começar a viagem pela maior atração da cidade. O lugar é lindo, foi difícil estacionar, porque o estacionamento do Lavandário mesmo é pequeno e muita gente deixa o carro no acostamento da estrada – eu dei três voltas na estrada até conseguir pegar um retorninho e pegar o estacionamento aberto. A vista de lá é incrível e a plantação de lavanda é maravilhosa, o local tem um café onde você pode experimentar chás, doces com ingredientes naturais e sorvetes diferentes. Eu optei por um chá de hibisco gelado e um muffin de mel, limão e lavanda.
Mas, confesso que apesar do lugar ser absurdamente lindo, eu fiquei desapontada, ele é muito cheio e as pessoas vão só para tirar selfies, é um lugar bem barulhento e com muita gente sem educação que faz qualquer coisa pela foto perfeita. Isso acaba um pouco com o encanto do local, que tem tudo para ser um lugar de paz. No final, fiquei tão irritada com a aglomeração que nem fiquei para ver o pôr do sol.
Infos:
https://lavandario.com.br/lavandario-informacoes/
Sexta a domingo e feriados das 10h00 até o pôr do sol.
Estrada SP 171 (Guaratinguetá- Paraty), km 54,7
Pedra da Macela
O pico da Macela faz parte do Parque Nacional da Serra da Bocaina e fica a 1846m de altitude! Como muitas dicas que eu vi por ai, a pedra da Macela é uma questão de sorte – que eu não tive! haha A vista de Paraty e Angra dos reis estava completamente coberta pela neblina, mas, ainda assim a caminhada e o resto do local valeu super a pena, mesmo sem a vista limpa, eu iria de novo.
Eu fui com o meu carro mesmo, junto com a guia – que foi essencial para eu me achar, e foi super tranquilo! Tenho um carro 1.0 que aguentou super bem o tranco 🙂
Foi uma caminhada super tranquila, mas leve junto com você água, algo para comer, um lixinho e disposição – não há nada a venda próximo.
Ah, capricha no protetor solar!
Olival
O Olival é um lugar novo, abriu há cerca de 2-3 anos em Cunha e eu não tinha visto em nenhum lugar sobre, foi a Edna que me indicou e foi ótimo! O lugar é de um paz incrível, lá eles tocam música clássica para os pés de oliva – dizem que ajuda no controle de pragas e no crescimento da plantação. Lá tem também á venda alguns produtos e um restaurante, eu comprei um mel incrível – o melhor que eu já provei, um sabonete esfoliante com azeite e um chocolate diferente com toque de azeite. Sou apaixonada por café, como muitos aqui sabem, e provei também um café coado com chá de oliva – uma experiência super diferente e deliciosa!
É legal se informar sobre os horários e dias que o lugar está aberto, eles tem uma página no facebook que dá para acompanhar:
https://www.facebook.com/oolival.cunha.sp/
Canto das Cachoeiras
Para quem quer tomar um banho de cachoeira sem abrir mão do conforto, o Canto das Cachoeiras é ideal! Lá tem uma cachoeira sem trilha, dá para acessar de carro, tem banheiro, um restaurante delicioso e um redário para você esquecer da vida! Foi também indicação da minha guia e eu amei.
Infos:
http://cantodascachoeiras.com.br/?
Estrada Municipal do Paraibuna, km 2,5 – Portão
12530-000 Cunha
Fazenda Aracatu
Voltando do Canto das Cachoeiras, após o almoço, paramos lá para um café e acabei comprando várias coisas gostosas para trazer de lembrança para casa – inclusive Shitake, Cunha tem umas plantações bem legais, acabei não conseguindo visitar a plantação, mas levei shitake pra casa!
Infos:
https://www.facebook.com/fazendaaracatu
Rodovia SP-171, Km 56, s/n Zona Rural, Cunha – SP, 12530-000
O Contemplário
Gostei tanto da experiência do campo de lavanda que eu quis visitar outro! Foi uma ótima decisão, fui no Contemplário na segunda feira de manhã, antes de ir embora para São Paulo. Estava vazio e consegui desfrutar de uma paz imensa, o lugar é lindo, menor que O Lavandário, mas super fofo! Tem um deck super legal para meditar e ficar pensando na vida.
Infos:
https://contemplario.com.br/
Rodovia Vice Pref Salvador Pacetti, KM 61,5 Cunha – SP
Segunda: 10:00-18:00h
Terças e Quartas – FECHADO
Quinta à Domingo: 10:00 – 18:00
Oficina de Cerâmica Augusto Campos e Leí Galvão
Por último, antes de me despedir de Cunha, decidi levar algumas cerâmicas de lá – a cidade é bem famosa pelas peças. A indicação veio da Dona Regina, da pousada do Vale dos sonhos, eu me apaixonei pelas cerâmicas da pousada e ela me contou que comprou por lá.
As peças tem um ótimo custo-benefício, mas só aceita dinheiro!
Eu não tinha sacado tanto, então acabei levando só 3 peças, mas valeu mega a pena.
Infos:
R. Antônio Luiz Monteiro, 816, Cunha – SP, 12530-000
08:00 – 18:00
Então, se você procura uma viagem de três dias próximo a São Paulo, eu mais do que recomendo Cunha! A estrada é boa, o custo-benefício legal e dá para fazer bastante coisa – achei uma viagem ótima para fazer sozinha, mas super combina com casais também!