Olá meus leitores lindos! Quem me acompanha no snapchat (livrosderomance me adiciona lá) já sabe que faz algum tempo que eu intensifiquei o meu consumo de vinho e meu interesse pela bebida – sim, eu aprecio bebidas alcóolicas, tudo com moderação, mas gosto de experimentar bebidas! Ainda sou bem junior e estou aprendendo aos poucos a diferenciar os tipos e sabores.
Então, quando vi essa notícia fiquei super interessada, afinal, como não gostar de algo que une duas coisas que eu aprecio, que na verdade se tornam três, já que esse projeto envolve design também. Os rótulos dos vinhos da vinícola Italiana Matteo Corregia, da região de Canale d’Alba, agora trazem pequenas histórias. O projeto que leva o nome de Librottiglia foi criado pela agência de design Reverse Innovation e tem como principal objetivo a junção entre degustação de vinho e leitura – tem coisa melhor?
Librottiglia é o encontro entre a degustação de excelentes vinhos e o prazer da leitura. As características de cada produto são combinadas com um gênero narrativo, para dar vida ao vinho e experiências literárias com base no equilíbrio perfeito entre as sugestões sensoriais e cenários imaginados nas histórias. O projeto possuí três histórias: “L’omicidio”, “La Rana nella Pancia” e “Ti amo. Dimenticami”.
“L’omicidio” de Danilo Zanelli, jornalista e humorista, conta a breve história de Giovanni Rossi, quarenta anos, um ex-vendedor em uma companhia de seguros, desempregado há três meses. Vivendo na dúvida de ser um perdedor sem perspectivas.
A cantora e autora Patrizia Laquidara assina “La Rana nella Pancia”, uma história intrigante sobre um sapo.
Já a escritora brasileira Regina Nadaes Marques assina a história Ti amo, Dimeticami (“Te amo, esqueça-me”, em português), que conta sobre um amor intenso. Os livros de tamanho compacto são os rótulos das garrafas de 375 ml e possuem um formato minimalista e contemporâneo.
Abaixo um vídeo explicando como o projeto foi feito, infelizmente, apenas em inglês
Vi na Revista Adega