a promessa da rosa capa babi a sette
Autor: Babi A. Sette
Título Original: A Promessa da Rosa
Editora: Editora Novo Século
Nota: 5

Sinopse: SÉCULO XIX: Status, vestidos pomposos, carruagens, Bailes… Kathelyn Stanwell, a irresistível filha de um conde, seria a debutante perfeita, exceto pelo fato de que ela destesta a nobreza. Arthur Harold é bonito, rico e obstinado. Uma aventura de uma noite, que se transforma em uma paixão sem limites. Porém, a traição causada pela inveja e uma sucessão de mal-entendidos dão origem ao ciúmes e muitas reviravoltas. Kathelyn será desafiada, não mais pelas regras sociais ou pelo direito de trilhar o próprio caminho, e sim, pela única coisa capaz de vencer até mesmo a sua força de vontade e enorme teimosia: O seu coração.

Atributo Nota
Capa 5
Enredo 5
Escrita 5
Personagens 5
Final 5
Classificação geral 5

Começo essa resenha reafirmando algo que já disse muitas vezes aqui: como é difícil fazer resenhas de livros que eu gosto muito! Sempre fico com medo de não expressar tudo que eu gostaria, esquecer algum detalhe, por isso, reviso milhares de vezes, e foi exatamente isso que aconteceu com A Promessa da Rosa.  Então, já aviso que essa resenha pode ficar um pouco extensa.

Não espere o clichê de Romances de época em A Promessa da Rosa, mais uma vez a Babi foi capaz de me surpreender com uma virada de enredo que me deixou sem folêgo! Eu li o livro de 432 páginas em dois dias e só não li em um dia porque tinha compromissos que eu não podia adiar, o livro me impactou tanto que enquanto eu não estava lendo me pegava pensando no que ia acontecer com os personagens, quando terminei queria chorar e voltar pro ínicio! Como faz para sair dessa ressaca agora?! Eu já sei que eu vou ter que passar um tempo sem ler outro romance de época porque eu vou colocar defeito em tudo, porque vai ser difícil achar outro no mesmo nível.

a promessa da rosa romance de epoca babi a sette

A Promessa da Rosa é um romance de época que se passa em Londres, durante o século 19, começamos em 1840, mas acompanhamos a evolução dos personagens durante alguns anos.  Vou começar falando do cenário onde acontece o enredo, eu amo romances de época e para mim cada detalhe importa muito, meus olhos brilham quando vejo obras bem construídas, onde eu posso sentir o cuidado do autor na descrição de casas, vestimentas, costumes e etc. Posso dizer que enquanto estive imersa na leitura eu me senti realmente em Londres do século 19, Babi não economizou palavras na hora de descrever tempo e espaço, tornando a leitura muito mais interessante e fácil, eu fiquei tão imersa na leitura que só lembrei de fazer marcações no livro para fazer a resenha quando eu já estava na página 100. Como faz, produção? Até cheguei a perguntar de onde ela tirou todos aqueles detalhes, se havia uma bibliografia específica, ela me contou que a riqueza de detalhes é fruto de um amor profundo por história e romances de época, muitos anos de leitura sobre o gênero e para detalhes mais específicos de política e locais, alguns estudos e nossa querida internet ajudaram.

– Essa ridícula maneira como são tratadas as mulheres. Como éguas em leilões, como cabras incapazes de pensar por si só. – O conde ainda a segurava, ela disse entre os dentes. – Como seres frágeis que não podem abrir a boca sem que alguém as ordene ou comande. Não comigo, não em minha vida.

a promessa da rosa romance de epoca babi a settev3

Kathelyn Stanwell, filha de um conde está na idade de ser apresentada á sociedade formalmente, arrumar um marido e seguir a vida que toda dama da época é criada para esperar. Ela é linda e tem tudo para ser uma debutante disputada pelos melhores pretendentes, o único problema é que Kathe não sonha com a vida que a maioria das jovens damas londrinas se mataria para ter – na verdade, ela ODEIA todas as regras que precisa seguir e a falta de liberdade em sua vida. Kathe é uma verdadeira moleca, o que para sua época é um escândalo dos grandes! No ínicio do livro, ela já deveria ter começado a frequentar bailes, porém, um acidente deixa seu pai tão envergonhado que a proíbe por algum tempo de sair, ela é absurdamente teimosa, cheia de convicções, apaixonada por mitologia grega e super inteligente, e como toda mulher muito á frente do seu tempo, Kathe vai ter que pagar as consequências em troca da luta por sua liberdade. Lembrando também que ela tem apenas 17 anos, então, apesar de ser tão decidida no que quer da vida, ela é apenas uma adolescente, e em alguns momentos absurdamente ingênua e fantasiosa sobre o mundo ao seu redor.

a promessa da rosa romance de epoca babi a sette 5
Eu gostei muito da construção da personalidade da Kathe, ela me tocou de formas diferentes: admirei, xinguei, quis puxar a orelha, quis chorar junto, suspirar junto e ser a melhor amiga dela! Diferente de outras obras, nossa protagonista não é protegida do mundo, apesar de ser uma personagem fictícia, Kathelyn poderia ser uma pessoa de carne osso como você e eu, me senti tão próxima da personagem que era como se eu estivesse lendo a história de alguém que de fato existiu. Conforme o enredo acontece, ela aprende lições preciosas e amadurece mais rápido do que todos nós gostaríamos que ela precisasse (preparaaa o lencinho).

Arthur Harold, foi criado como um verdadeiro príncipe, único filho homem em sua família e herdeiro do título de duque de Belmont, cresceu acostumado a ter o mundo aos seus pés. Ele exala poder e confiança, aos 29 anos já viajou por diversos países colecionando histórias, antiguidades e mulheres, extremamente reservado, apesar de se entediar com os costumes da alta sociedade, respeita as tradições e é respeitado entre os mais poderosos. Eu passei por três estágios com o Arthur durante a leitura: deslumbramento, ódio e compreensão. Ele poderia ter sido um personagem construído para ser o homem ideal, o princípe, mas não foi, essa é a razão para ele se tornar um personagem inesquecível. Assim como Kathelyn, Arthur, vai pagar por suas ações, não espere o mocinho que tem uma personalidade até encontrar a mocinha e depois muda da água pro vinho, Babi construíu um duque bem humano e fiel ás tradições da época e ao seu orgulho.

Kathe olhou-se no espelho e lamentou não ser como Lilian. Lamentou não ser o que se espera de uma dama. Fez isso porque sabia que não seria jamais uma duquesa adequada, por mais que todos á sua volta tentassem. Ela entendeu que existia algo dentro dela que nunca permitiria.”

A paixão entre Kathelyn e Arthur é daquelas que começam de forma inesperada e ousada. Kathelyn é essa mulher que precisa fugir do padrão, e que lugar melhor para fugir do padrão do que em um baile de máscaras?! Mas, Kathelyn é tão fora do quadrado que ela não vai ao tal baile atrás do amor da sua vida, ela está á procura de uma grande aventura, e nesse momento da leitura eu pensei: Como eu não vou amar essa personagem? Mas, esse é o máximo de detalhes que eu vou dar para vocês, porque vocês merecem ter as surpresas do livro, eu nunca vi vocês pedindo spoilers e eu, particularmente, mal leio a sinopse porque o frio da barriga de descobrir o enredo junto aos personagens é tão gostoso!

– Só para lhe avisar, caso esteja mesmo me cortejando, eu seria uma péssima duquesa. A única que prefere ser subornada com óperas ou livros no lugar de joias e vestidos.”

Mas, essa paixão arrebatadora que era para ser uma linda e adocicada história de amor acaba perdendo o rumo por causa de um mal-entendido causado pela inveja e cobiça. Ambos são personagens muito intensos em tudo que vivem, tem convicções muito fortes, o que resulta em um orgulho maior do que eles mesmos. Então, aquilo que os faz tão únicos perante á sociedade é também o que acaba por levá-los á ruína.

a promessa da rosa romance de epoca babi a sette 2

Além dos personagens principais, os secundários foram extremamente bem trabalhados, eu sempre fico apreensiva em romances onde tudo se concentra tanto no casal principal que fica chato e meloso. No livro, a gente também tem a oportunidade de se apaixonar por outros personagens. Eu, realmente, não tenho nenhum defeito para apontar sobre a escrita, foi envolvente, dinâmica, fugiu do óbvio e me envolveu bem além do esperado.

Assim como em Entre o Amor e o Silêncio, a sensação que eu tive ao terminar A Promessa da Rosa foi que eu queria começar tudo de novo! É tão raro ter esse sentimento por um livro que eu sempre fico muito feliz quando encontro um, sem dúvidas, nesse momento, A Promessa da rosa está no primeiro lugar do top 10 de livros lidos em 2015. Sinto tanta dedicação da Babi em seus livros, é um carinho que transborda na leitura, é tudo tão detalhado, tão trabalhado e personagens tão humanos. A Promessa da Rosa é mais do que um romance, é uma verdadeira viagem no tempo.

Algo que eu gosto muito nas obras da Babi é o fato de serem livros grandes e únicos, tinha enredo suficiente para ter mais de um livro, mas eu acho que se eu tivesse que esperar por um segundo volume a sensação toda que eu tive durante a leitura, magia e encanto teria sido quebrada. A diagramação está ótima, tanto o tamanho da fonte, como o tipo e cor do papel deixaram a minha visão bem tranquila, considerando que eu li por horas e durante a noite, eu presto muita atenção nisso já que por usar óculos, dependendo a diagramação e papel minha visão fica embassada. Mas, eu tenho um pedido DESCARADO para editora Novo Século, POR FAVOR, produzam livros da Babi em capa dura!!

Será que aquela história que algumas pessoas contam, de existir alguém que está destinado a lhe completar para o resto da vida, era verdade?

Quando á vocês, lindos leitores do blog, assim que lerem, por favor, me procurem, preciso de gente para falar sobre o livro!