Hey blogueiras e blogueiros (ou futuros ou curiosos) do meu coração 😉
Hoje, quero falar de assunto que acho que interessa muita gente, mas nem todo mundo ainda sabe como lidar: mensurar resultados do seu blog. Apesar de bloggar, na maioria das vezes, ser algo que você faz por passatempo é sempre legal saber o que seus leitores estão pensando e quantos leitores você possuí, muitas vezes seu blog não é muito comentado, mas tem um post com milhares de visitas e você nunca mais fala no assunto porque acha que ninguém jamais viu.
Você se dedica pra caramba fazendo posts, procurando conteúdo único e fazendo o que ama, mas não tem a mínima idéia de como saber se está dando certo ou não. Esqueça os plugins de “quantas visitantes online”, vou te mostrar algo mágico chamado Google Analytics.
O Google Analytics é uma ferramenta profissional para mensurar resultados, todos os sites de e-commerce que você compra com certeza possuem uma conta por lá, eu não vou te ensinar a navegar em tudo porque nem eu sei haha mas, nos meus anos em agência aprendi bastante com ele e o suficiente para entender o meu público. O que eu quero nesse post é apresentar a ferramenta porque eu sei que muita gente ainda não conhece, vou dar um geral nela, mas depois de conhecer tutoriais não faltam na internet de acordo com o tipo de informação que você deseja.
Para criar uma conta no Google Analytics, basta ter um e-mail gmail, sua conta analytics automaticamente vai ser vinculada com o seu gmail. Para adicionar uma nova conta vá em administrador > criar nova conta
Quando você preencher tudo vai ser levado para uma página onde o próprio Analytics te explica como instalar no seu blog, se você não tem experiência em adicionar códigos no html/editor, eu te indico instalar um plugin. No wordpress, pelo menos, existem alguns plugins que ajudam com isso, só ir lá em plugins e procurar por “Google Analytics”. Mas, se não tiver jeito, cada blog tem uma forma, é só fuçar porque você precisa colocar o código do analytics na página inicial do seu site.
Vamos então ao processamento dos dados, depois de uma semana você já vai ter dados o suficiente para começar a entender os dados do seu blog. Tudo que você precisa estará em Relatórios, sempre escolha o período que você quer analisar.
Logo na página inicial você já tem dados super importantes, prestem muita atenção não só no número de usuários/visitas únicas, mas no tempo de duração da visita e na taxa de rejeição que indica usuários que entraram e saíram super rápido do site.
Em Público Alvo > Geográfico > Localização você irá descobrir de onde estão vindo a maioria das visitas no seu blog, isso ajuda muito na hora de montar conteúdo.
Em Comportamento, você poderá ver as páginas que mais estão fazendo sucesso no seu blog, os posts que mais bombaram!
Outra ferramenta legal é o tempo real, eu uso principalmente quando coloco algum link do blog em um grupo/facebook/twitter para poder identificar se aquele link foi bem recebido, clicado e levou as pessoas onde eu queria. A diferença desse atributo é que além de te mostrar quantas pessoas estão no blog, ele mostra qual a página que elas estão.
Esses são alguns dos meus atributos favoritos no Google Analytics, mas conforme você se acostuma, começa a fuçar e encontra várias coisas super legais! Se as imagens estiverem muito pequenas basta clicar em cima e ela vai abrir no tamanho original, se você tiver alguma dúvida só me falar nos comentários, e se te ajudou também não deixa de comentar para eu saber que foi útil 😉