O título parece coisa de resolução de ano novo , de fato é! hahaha mas no meu caso, 2014 é de fato um ano bem diferente dos outros, em 2013 fechei o maior ciclo da minha vida podendo finalmente, em 2014, focar apenas em mim mesma!

tcc_acabou
Finalmente terminei o TCC, ao lado da Juh! E finalmente, estamos livres da vida acadêmica! Uhuuuuuul! Eu quero fazer pós, mestrado, doutorado e etc, mas vou dar um tempo pra mim mesma e equilibrar a minha vida antes disso, afinal, estudar não é absolutamente tudo nessa vida, tudo que é em exagero faz mal.

Preciso atualizar vocês de algumas coisas que aconteceram no último ano, andei sumida daqui por conta da faculdade e trabalho! Mas, pretendo compensar esse lado.

Esse ano fazem 2 anos que eu fiz a cirurgia de retirada vesícula, além dos comentários em um outro post aqui eu não cheguei a fazer um post propriamente dito sobre como o meu organismo ficou depois da doença, então vou aproveitar esse daqui pra falar sobre.

Primeira coisa, é mentira quando os médicos te dizem que vai ficar tudo e sua vida vai voltar ao normal, não vai. Eu adquiri algumas intolerâncias a certo alimentos, abacaxi por exemplo, se eu comer eu passo mal o dia inteiro com dores absurdas no estomâgo parece que joguei uma bomba, macarronada que é meu prato preferido me dá dor de barriga de forma instântanea. Muitos depoimentos aqui no blog me fizeram perceber que é normal, após a cirurgia adquirir diarréia crônica de uma forma que, ás vezes, você acabou de comer e já precisa cooorrreer pro banheiro. Isso causa um desconforto e traz alguns problemas sociais porque é claro que você fica morrendo de vergonha, a notícia boa é que seus amigos e pessoas especiais de verdade acostumam com isso e nem fazem comentários maldosos ou estranham quando você levanta da mesa pra ir ao banheiro. Com o tempo isso se tornou menos frequente, e comecei a ver o lado bom, eu me livrei da prisão de ventre nunca mais fiquei dias e dias sem ir no banheiro e isso evita outros problemas de saúde. Se eu me arrependo da cirurgia? De forma nenhuma, prefiro ter ocasionais dores de estomâgo e intolerâncias, mas estar viva – pedras na vesícula vira pancreatite e mata!

dor abdominal pedra na vesicula

Acabei não cumprindo a minha promessa de uma vida mais saudável depois da doença e engordei novamente, hoje, estou com o meu maior peso depois da fase de obesidade. Estou com 67 kg, isso são 7 kg a mais pós cirurgia, mas a culpa de forma alguma foi da cirurgia, foi mesmo do dia a dia agitado e confesso que com o final da faculdade eu deixei tudo em segundo plano.

Descobertas de doenças novas 🙁
Quem me conhece, e vocês também já devem ter percebido, eu tenho uma saúde frágil e vivo descobrindo alguma coisa, todo mundo fica me zuando e eu aprendi a lidar de forma divertida com isso – afinal, era melhor do que ficar revoltada né?

Hérnia de Disco consequentemente inflamação do nervo ciático
Durante o último semestre da faculdade uma dor chatinha que eu sentia na parte de trás da perna que vinha desde o quadril até o pé começou a se agravar, eu sentia essa dor desde que descobri que tinha tendinite no pulso esquerdo, mas como achava absurdamente desaforo sentir dor no pulso e na perna eu fui ignorando, me fazendo acreditar que a dor era psicologica. Houveram duas semanas que não teve um momento que eu não sentia essa dor, tinha consulta num clínico geral pra consulta de rotina e comentei com ele sobre a dor, a qual ele me respondeu que era “sedentarismo” e me passou uns exercícios de alongamento. Em alguns dias eu estava em um pronto socorro sem conseguir andar porque a minha perna direita travou 🙂 haha – ou seja, nunca ouçam clínicos! No hospital eu fui atendida por um ortopedista e ele disse que era provavel que seria o nervo ciático causado por hérnia, então fui no meu ortopedista e depois de uma ressonância confirmados que eu tenho hérnia de disco nas vértebras L2 e L3 que ficam na lombar e causam a inflamação do ciático – com 21 anos hahaha. Eu fiz 30 sessões de fisioterapia e fui proibida de usar qualquer sapato que não tivesse 2 a 3 cm de salto, apesar de o mito dizer que salto faz mal pra coluna, os saltos pequenos fazem bem, na verdade. Não existe cura para hérnia de disco, apenas controle das dores e parar que novas hérnias não surjam, meu médico me orientou dizendo que a cirurgia de hérnia é muito perigosa e não vale a pena a não ser que você perca o movimento das pernas ou trave de vez, desconfiem de médicos que qualquer coisinha já quer operar ok? A manutenção no caso meu caso é RPG, fisioterapia e exercícios físicos – que eu vou contar pra vocês em um outro post.

Para saber mais sobre hérnia, acesse : http://drauziovarella.com.br/envelhecimento/hernia-de-disco/

hernia de disco-informacoes

Gastrite Crônica
Poxa, Steh, ta podre hein? hahaha é gente, descobri também a gastrite crônica! Mas, vou dizer que se teve algo que eu consegui em 2013 foi achar meus médicos do coração, profissionais que me olharam com carinho e acabaram com problemas que eu sentia desde a adolescência.

Fiz endoscopia depois de muita dor de estomâgo e descobri que não tinha só uma gastrite nervosa, mas tinha uma bactéria e (Helicobacter pylori) de fato tenho gastrite crônica pra cuidar com carinho. A bactéria, segundo o meu gastro, é algo bem normal e não tem um motivo específico, não foi porque eu fui descuidada com higiene, ele disse que pelo menos 90% da população tem isso, alguns casos ela cria problemas sérios e em outros você nunca percebe. O tratamento foi bem simples, apesar de chato, eu tomei durante 10 dias 4 pilulas, depois disso e de uma alimentação leve, eu nunca mais senti dores horríveis no estomâgo – a não ser quando abusei do energético + café nas últimas semanas de TCC.

E agora?
Esse ano eu fiz uma promessa pra mim mesma, mais do que uma resolução de ano novo, um objetivo de vida! Esse ano vou dedicar-me 100% a mim mesma, minha saúde, minha estética, desde forma física, até cabelo, unhas e pele. Minha primeira providência foi começar academia (vou fazer um post completinho pra vocês sobre isso), comecei a semana e estou me sentindo cheia de energia e amando! Mudei de emprego no fim do ano passado e estou apaixonada pelo o que faço, sinto que enfim, encontrei meu lugarzinho e comecei a pesquisar produtos e tratamentos que façam o meu cabelo cacheado ficar comportado e lindo como eu quero!

2014 objetivos
Em 2014: Tire mais fotos, descanse, seja saudável, termine o que você começa e seja livre 🙂