pedras-na-vesicula

Já falei algumas vezes aqui no blog, que a razão de eu começar a me preocupar mais com a minha alimentação foi o fato de ter ficado doente, passar pela cirurgia de retirada da vesícula e toda a dor que envolveu esse processo, com certeza me impactou e muito. Minha intenção em dividir isso aqui no blog é dar visibilidade para uma doença comum, que poderia ser evitada com a alimentação correta.

Então vamos pelo começo, quando pequena eu era obesa sempre tive hábitos alimentares horríveis, dores de estômago fazem parte da minha vida há um bom tempo (inclusive, depois da cirurgia eu ainda sinto e estou a procura do que causa isso).
A realidade é que somos bombardeados por tantos estímulos de dieta, visuais e etc, que a dieta parece algo tão restrita e ligado a estética que esquecemos que o empenho em uma boa alimentação se deve para ter uma boa saúde e uma vida plena. Tanto adiei esse projeto de vida que precisei ficar doente dar atenção de fato a isso – e mesmo agora um ano após a cirurgia de retirada da vesícula, a dieta ainda é um desafio para mim.

  • Para que serve a vesícula e por que as pedras na vesícula (cálculos biliares) surgem?

Foi a primeira pergunta que fiz quando a médica que me atendeu no pronto-socorro (já era a quarta visita ao hospital em 15 dias) me disse haverem pedras (cálculos) dentro da minha vesícula. Pesquisando por aí e conversando com os médicos eu descobri que a vesícula é o órgão que armazena a bile, um líquido produzido pelo fígado que ajuda na hora da digestão e absorção de gordura.

A bile é formada pelo conjunto de muitas substâncias, os fatores principais que causam os cálculos biliares são dietas ricas em gorduras e carboidratos, pouco consumo de água, vida sedentária, obesidade, alto consumo de bebidas alcoólicas, fumar, uso de longa duração de anticoncepcionais entre outros.  Mas, no final tudo volta para alimentação e uma vida saudável, o diagnóstico pode apenas ser dado por um médico, normalmente, por um exame de ultrassom de abdômen total (como foi o meu caso).

Imagem retirada de POZZUTO, Heriberto, Pé de Figo, disponível em: <>. acesso em: 2 out. 2022.

Essas pedrinhas surgem quando você consome pouca água e muita gordura, o site do Drauzio Varella compara a formação das pedras com você pegar um copo d’água e colocar várias colheres de açúcar, sabe os grãozinhos que juntam no fundo do copo? O mesmo acontece na vesícula. Resumindo, dona Steh aqui esqueceu a lição de beber 2 litros de água por dia, e achava que chocolate todo dia não irá machucar.

  • E agora?

Quando fiquei tive o diagnóstico de pedra na vesícula, depois de dores intensas e muitas idas ao hospital, precisei mudar drasticamente minha alimentação, removi todos os alimentos que possuem qualquer tipo de gordura, o motivo é que toda vez que eu ingeria um alimento gorduroso a vesícula tentava expelir a bile para fazer a digestão, as pedras impediam e aí vinha aquela cólica intensa.
A retirada da vesícula foi preventiva porque se você retira só as pedras há um risco de que as pedras voltem e causem pancreatite que é uma doença mais séria.