*Devido algumas perguntas feitas nos comentários esse post foi atualizado.

Essa semana eu estou postando aqui no blog a série de posts que eu fiz no meu blog pessoal sobre retirada e sobre pedra na vesícula, se vocês tiverem quando dúvida é só perguntar nos comentários 🙂

Fiz a cirurgia para retirar a vesícula em março do ano passado E confesso que a cirurgia foi bem menos assustadora do que eu imaginava.

Escrevi esse post porque ainda não achei nenhum blog que dava tantos detalhes, e eu não sabia muito o que esperar quando fiz a minha, e acho bom poder tranquilizar algumas pessoas.

O Antes da cirurgia:
Sobre a alimentação pré-cirurgia da vesícula você pode conferir aqui: http://naovaledesistir.popfics.com/dieta-pedra-na-vesicula/

Mesmo cuidando da minha alimentação e consumindo gordura ZERO, eu tinha umas crises feias de dor, de suar frio e precisar ir para o hospital tomar buscopan na veia. Eu sentia muita dor no abdômen a ponto de não conseguir andar ou achar que eu ia vomitar o tempo inteiro e eu vomitei mesmo algumas vezes, me sentia muito indisposta e só queria ficar deitada. A dor era concentrada mesmo no abdômen e refletia um pouco nas costas também.

A Cirurgia
Eu fui internada por volta das 5h30min, demora bastante pra assinar papéis, receber instruções, deixar as coisas no quarto e colocar aquela camisolinha linda de hospital haha, mas a camisola não é tão traumática quanto parece, ok? (Ninguém viu meu bumbum não). Lá pelas 8h eu fui pra sala do pré-operatório respondi várias perguntas, fiquei brincando com as enfermeiras, e eu acabei por ser a mais calma ali!

cirurgia-pedras-na-vesicula

Eu fui muito tranquila pra sala de operação, o que foi super importante pra mim… Acho que eu sentia tanta dor com a vesícula que eu só pensava em ter a minha vida normal de volta. Quando cheguei na sala de operação tinha umas cinco pessoas que foram bem gentis comigo, dentre elas o meu médico, que eu preciso agradecer muito porque foi a peça-chave pra me deixar calma, desde a primeira consulta eu senti muita firmeza e segurança nele.  Depois que eu deitei, inspirei um oxigênio que na 3ª “inspiração profunda” me apagou completamente, podia vender isso viu? Ia render uma ótima noite de sono.

Quando acordei já estava no pós-operatório, não vou mentir, doeu… Lembro de ter dito à enfermeira que numa escala de dor de 1 à 10, eu estava na 5… ai me deram morfina e tudo ficou ótimo e a dor não durou muito tempo. Segundo minha mãe a cirurgia demorou 1h30min e eu fiquei no pós operatório uns 30 minutos. Depois fui pro quarto, minha mãe estava bem assustada e depois eu descobri o porquê, eu sai bem branca da sala de cirurgia com olheiras fundas e tremendo um pouco, mas fiquem tranquilos, isso é efeito da anestesia e passa logo.

Uma coisa engraçada é que quando eu voltei pro quarto eu tava com muita vontade de fazer xixi e a enfermeira pediu pra eu fazer na cama mesmo, naquela comadre sabem? Um recipiente de metal tipo um pinico adaptado para ir na cama mesmo, eu não consegui! Então lá fui eu 15 min depois de voltar pro quarto fazer a enfermeira me ajudar a ir ao banheiro mesmo, e não foi tão difícil assim, senti uma tontura de leve mas consegui levantar e ir até o banheiro com ajuda sem problemas.

Assumo que sou fútil e que a primeira coisa foi levantar a camisola pra ver as cicatrizes depois que eu fui no banheiro, estava tudo tampado com curativos então não vi nada, só mesmo quando vieram trocar meus curativos que eu pude ver algo. A minha cirurgia foi feita por vídeo / videolaparoscopia e eu fiquei com 5 cicatrizes,  a maior delas deve ter 1cm e as outras se parecem com pintas de tão pequenas – eu não levei pontos, a minha sutura foi com uma cola especial de cirurgia plástica, hoje em dia dá pra ver só uma das cicatrizes bem clarinha não é nada que me deixe constrangida, a cicatrizes do meu umbigo ficou normal, ele não é mais tão redondinho como era antes mas não ficou feio, o médico fez um trabalho cuidadoso e para quem não me conhece nem dá para perceber que eu fiz uma cirurgia.

como-funciona-a-cirurgia-de-vesicula

Eu não senti dor na região da barriga em momento algum, era incomodo, porém não doloroso… Acreditem eu fiquei com muita dor mesmo foi no ombro! O Doutor me explicou que o corpo fica bem tenso durante a cirurgia e por isso a dor intensa no ombro, além dos gás que eles usam para inflar a barriga pode ser absorvido pelo corpo e causar essa dor por alguns dias.

Fiquei um dia de observação no hospital e foi bem tranquilo, não vomitei nenhuma vez desde a cirurgia, meia hora depois  eu já estava devorando um bolinho de chocolate hahaha que eu ganhei no hospital mesmo, algumas pessoas comentaram que era um absurdo me darem isso no hospital nos comentários, mas é super sério isso, eu sai renovada da sala de cirurgia e não tinha restrição nenhuma de alimentação e o hospital tinha uma comida muito boa <3.

Recuperação
Minha recuperação foi muito tranquila, em 4 dias eu estava andando e comendo tranquilamente, apesar de preferir não comer muita gordura até um mês depois por precaução e voltei a trabalhar também. Em 12 dias eu já podia voltar para a academia e qualquer tipo de atividade física.

Hoje, em tenho intolerância à alguns alimentos, uns 3 meses depois da cirurgia muitos alimentos me davam dor de barriga, mas depois desse tempo a única coisa que ficou foi o fato de eu não conseguir mais comer além do necessário, eu não consigo mais ir em um rodízio e comer até explodir – porque ai eu explodo de dor mesmo haahha.

 Dicas

  • Tenha confiança no seu médico, faça muitas perguntas e só opere com o médico se tiver 100% de confiança.
  • Pergunte sobre o tipo de cirurgia e a sutura que será feita.
  • Se levar pontos fique atento(a) a recuperação desses pontos para que eles não inflamem.
  • Cada caso é um caso, cada recuperação é diferente, então não fique assustado caso a sua não seja igual a minha , leve em consideração que eu fui operada em um hospital particular, tinha 19 anos e estava no meu peso ideal.

    Esse ano, 2016, fazem 5 anos que eu operei a vesícula para ver os detalhes de como eu fiquei dá uma olhada nesse post.

Algumas dicas em vídeo para você que está passando pelo processo de descoberta de pedras na vesícula, qualquer dúvida é melhor mandar mensagens lá pelo Youtube que eu acabo vendo mais rápido! – E se gostar do conteúdo, inscreva-se no canal: